31 de maio de 2018
A cada ano a OMS e seus associados celebram o Dia Mundial Sem Tabaco para lembrar sobre os riscos associados ao tabagismo, tanto para a saúde como em outros âmbitos e pleitear por políticas eficazes para reduzir o seu consumo.
O lema do Dia Mundial Sem Tabaco 2018 é: “Tabaco e cardiopatias”. A campanha visa chamar a atenção sobre:
- a relação entre o tabaco e as cardiopatias e outras enfermidades cardiovasculares, entre elas o AVC, cardiopatia coronariana, vasculopatia periférica que conjuntamente são as principais causas de mortes no mundo.
- Possíveis medidas e ações que destinatários importantes, entre eles os governos e o público em geral, podem adotar para reduzir os riscos para a saúde causados pelo consumo do tabaco.
Apesar do conhecimento dos danos para a saúde cardíaca provocados pelo tabaco e da disponibilidade de soluções para reduzir a morbiletalidade que ocasiona, amplos setores da população desconhecem que é uma das principais causas das enfermidades cardiovasculares.
Epidemia mundial do tabaco causa a cada ano mais de 7 milhões de mortes em todo o mundo, 900.000 das quais correspondem a pessoas não tabagistas (tabagistas passivos).
As metas para 2018 são as sequintes:
- Divulgar amplamente a relação entre o consumo de produtos do tabaco e as cardiopatias e outras enfermidades cardiovasculares.
- Aumentar a conscientização da população em geral sobre as consequências para a saúde cardiovascular pelo consumo do tabaco.e através do tabagismo passivo.
- Exigir dos governos e público em geral a promoção da saúde cardíaca protegendo as pessoas da poluição tabagística.
- Exigier dos governos a aplicação das medidas MPOWER de luta contra o tabaco que figuram na Convenção Quadro para o Controle do Tabagismo da OMS, cuja eficácia está comprovada (Monitor, Protect, Offer, Warn, Enforce, Raise).
(Tradução e texto resumido da mensagem da OMS / 2018).
Jonatas Reichert